Estrutura Laboratorial
A EP Analítica apresenta uma estrutura completa para atender as diversas legislações existentes, sejam elas municipais, estaduais ou federais, pois conta com uma série de equipamentos mais modernos, utilizados no mercado em todas as etapas: amostragem, coleta e análises laboratoriais.
O laboratório está dividido entre:
- LABORATÓRIO DE CROMATOGRAFIA GASOSA
Conta com cromatógrafos gasosos e líquidos com detectores universais e específicos, possibilitando assim a análise de diversos compostos: VOC, SVOC, PAH, BTEX, TPH, PCB´s, compostos clorados, fosforados, ânions, etc.
- CROMATOGRAFIA LIQUÍDA
- Este laboratório está equipado com cromatógrafos líquidos para determinação de íons, tais como nitrito, nitrato, sulfato, fosfato, etc em
matrizes líquidas e sólidas. Além disso, conta também com cromatógrafos líquidos acoplados com detector de massas (LC-MS) para determinação de compostos orgânicos em níveis bem baixos. Entre os grupos analisados destacam-se os pesticidas clorados e organofosforados.
- LABORATÓRIO DE METAIS
O laboratório de metais está equipado com ICP-OES um equipamento robusto, que permite analisar metais de modo simultâneo em limites baixos. O laboratório conta ainda com analisador de mercúrio que por meio da técnica da espectrometria de fluorescência atômica possibilita quantificar mercúrio em níveis de traço.
- LABORATÓRIO FÍSICO-QUÍMICO
Está equipado com diversos instrumentos e equipamentos que permitem realizar análises: potenciométricas, colorimétricas, gravimétricas, titulação e destilação em diversas matrizes ambientais.
- LABORATORIO DE MICROBIOLOGIA
O laboratório de microbiologia está equipado com equipamentos e instrumentos, tais como, incubadoras, microscópio invertido e seladora Quanti-tray, entre outros. Estes equipamentos permitem avaliar a qualidade da água e evitar doenças por contaminação de microrganismos pela ingestão da água, através das análises de Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, enterococos, microcistina, saxitoxina, cianobactérias, clorofila a, Salmonella, Staphylococcus aureus, Bolores (fungos), Legionella pneumophila e Clostridium perfringens, etc, com destaque para as técnicas de substrato enzimático, contagem padrão, membrana filtrante, imunoensaio por ELISA, microscopia e espectrofotometria, entre outras.
Nossa estrutura laboratorial possibilita monitorar e analisar a qualidade das águas e solo, avaliar a eficiência dos sistemas de tratamentos utilizados por nossos clientes e avaliar a qualidade de efluentes para posterior descarte nos corpos receptores, além de permitir a destinação correta de resíduos gerados pelas empresas, após a avaliação de resultados da caracterização dos resíduos.
