21 jan 2021

A água é um dos elementos mais importantes para a sobrevivência dos seres vivos. Além disso, ela pode ser um meio de transmissão de muitas doenças, entre elas, doenças causadas por bactérias. Surtos de doenças transmitidas por esta bactéria podem levar a uma série de complicações para os seres humanos e animais. De fato, um agravante para estas doenças é a realização de um controle de qualidade inadequado das águas recreacionais, como o monitoramento de bactérias patogênicas, tais como o Staphylococcus aureus (Shibuya, 2016).

21 dez 2020

Panorama

O reuso de água na história humana não é novo, há evidências de utilização do efluente doméstico pelas civilizações pré-históricas para irrigação desde a era do bronze como por exemplo na Mesopotâmia, Vale do Indo e Minoica.

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo classifica o reuso em dois tipos: direto planejado e indireto planejado. No primeiro, a utilização do efluente tratado ocorre diretamente em uma aplicação fim (p.e. irrigação, abatimento de poeira, torres de resfriamento, caldeiras e assim por diante), e o reuso indireto planejado, onde ocorre o planejamento do descarte do efluente tratado no corpo receptor sendo captado a jusante, sem comprometer os requisitos de qualidade exigidos. 

22 out 2020

A Terceirização Operacional de Sistemas de Tratamento de Água, Efluentes e Produção de Água de Reuso é um dos serviços que a EP Engenharia mais se destaca no mercado industrial brasileiro. 

Atualmente, a EP Engenharia do Processo, em sua larga experiência em fornecimento de soluções ao mercado e visando atender a Indústria 4.0, oferece através de sua plataforma digital o STEP. Uma ferramenta desenvolvida para acompanhamento em tempo real dos parâmetros de controle, proporcionando uma operação eficiente e segura, monitoramento remoto dos sistemas de tratamento, com uma visão holística da sua planta e armazenamento de dados em nuvem de forma segura e de acesso fácil e intuitivo.

02 out 2020

As temperaturas altas estão chegando e junto com elas, o aumento das doenças transmitidas pela ingestão de águas recreacionais por banhistas e esportistas. Além disso, as águas recreacionais podem se dividir em águas de fontes naturais, tais como praias, rios, lagos e córregos que podem estar sob risco de contaminação por esgoto, resíduos industriais e por bactérias presentes na pele de animais e banhistas. Por outro lado, águas recreacionais encontradas em  estabelecimentos de lazer com piscinas ou em clínica de terapias com água também podem possuir contaminação por bactérias e fungos. Esse último tipo de água recreacional utiliza água da rede de distribuição fornecida pela rede municipal e precisa ser tratada frequentemente de acordo com as legislações vigentes. 

25 set 2020

O monitoramento e a garantia que a água potável atenda ao padrão de potabilidade adequado para consumo humano deve ser avaliada de acordo com a Resolução SS 65 do Estado de São Paulo (São Paulo, 2016) e  com a Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5/2017 (Brasil, 2017) a fim de prevenir doenças transmitidas pela água. Esta  resolução também estabelece a competência e procedimentos relacionados ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano.

09 jul 2020

Durante a quarentena, empresas, escolas, hotéis e indústrias tiveram que reduzir ou até mesmo encerrar suas atividades para o combate da COVID-19. Esta situação deixou os encanamentos dos sistemas de distribuição de água destes edifícios ociosos. Diante disto, a água parada presente nestes encanamentos proporciona um ambiente favorável para o crescimento de uma bactéria, chamada Legionella pneumophila.

26 Maio 2020

Tratamento de Metais em Águas Subterrâneas

A água é  um recurso finito, no entanto, a sociedade ainda não se deu conta disso, pois a degradação ambiental provocada pela poluição dos recursos hídricos, a partir de diversas fontes poluidoras, contribui para um agravamento da escassez da água, representado pelas dificuldades de abastecimento das grandes cidades e áreas industriais, do fornecimento da água para irrigação, entre outros fins.

Site seguro
×

Olá!

Clique para falar com um de nossos representantes via Whatsapp ( Clique Aqui ) ou se preferir solicite um Orçamento Online (Clicando Aqui)

× Como posso te ajudar?