21 set 2021

Banner do post Dia Mundial da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro, e essa data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera no Brasil. A criação deste dia é devido a necessidade de conscientizar a população sobre a importância das árvores para a existência da vida no planeta. As árvores reduzem a temperatura do ambiente; fornecem alimentos; suas folhas e raízes podem ser usadas em medicamentos; garantem a manutenção dos corpos d’água; geram oxigênio e são habitats de diversas espécies de animais, contribuindo diretamente com o equilíbrio ecológico. 

A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes, entretanto, segundo o Centro Nacional de Conservação da Flora, há cerca de 2.953 espécies vegetais ameaçadas de extinção. O aumento da população, o desmatamento e as queimadas são alguns fatores que ocasionam a supressão da vegetação, resultando na diminuição das espécies. 

Apesar da degradação ambiental estar presente no Brasil, há diversas leis ambientais que tem por objetivo a proteção do meio ambiente, como o Código Florestal (lei nº 12.651/2012), que estabelece normas para a preservação da vegetação e aborda o controle da origem dos produtos florestais e a prevenção dos incêndios florestais. Através dessa lei, as florestas são definidas como bens de interesse comum a toda a sociedade.  Outra lei que podemos citar é a lei de Crimes Ambientais (lei nº 9.605/1998), que aborda as sanções penais e administrativas consequentes das atividades que causam prejuízo ao meio ambiente. O desmatamento não autorizado, a fabricação, a venda, o transporte e a soltura de balões são crimes que sujeitam o infrator a prisão. 

Dia da Árvore 2021

De acordo com o Portal do governo do estado de São Paulo, 90% das 269 ocorrências de incêndios florestais foram consequências de ações humanas que poderiam ter sido evitadas. Os resultados destes incêndios trazem prejuízos para o meio ambiente, afetando consequentemente a saúde humana. 

O tempo seco favorece as queimadas, que são mais intensas nos meses de junho a outubro, período considerado como fase vermelha pela Operação Corta Fogo, um sistema composto por diversos órgãos estaduais, incluindo corpo de bombeiros, polícia militar, Instituto Florestal, Cetesb, entre outros, que tem como objetivo prevenir e combater incêndios florestais, bem como fomentar a adoção de medidas e ação conjunta. No entanto, algumas medidas simples podem ser adotadas por nós, a fim de mitigar os incêndios florestais, como por exemplo, não soltar balões; não jogar bitucas de cigarros em estradas ou florestas; não deixar latinhas ou vidros nos acostamentos e matas; não utilizar fogo para limpar áreas; não fazer fogueiras perto de vegetações e não queimar lixo doméstico.

Entre as várias ações para contribuir com a preservação da flora, destacam-se o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado) e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que são instrumentos com objetivo de reduzir o desmatamento e a degradação da vegetação nativa, promovendo a manutenção de seus serviços ecossistêmicos, por meio da promoção de um modelo de desenvolvimento econômico, que leve em conta a conservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e do patrimônio cultural e natural das populações tradicionais. 

O Grupo EP promove a conscientização da importância da preservação e conservação das árvores, por meio de iniciativas que minimizem os impactos ambientais e impulsionem a preservação da biodiversidade contribuindo assim para que o meio ambiente seja tratado com respeito. Com o objetivo de difundir essa ideia, o Comitê de Sustentabilidade do Grupo EP desenvolve diversas campanhas, sendo uma delas “O Dia da Árvore”. 

Por meio de atitudes simples, mas transformadoras e com significado, incentivamos os nossos colaboradores a cultivarem uma planta em sua casa e a plantarem uma árvore no seu jardim, ou em um local público. Aliás, queremos lembrar que, muito mais do que palavras, são necessárias práticas que façam valer a pena, pois a preservação ambiental é um compromisso de todos.

Referências:

1- CNCFLORA. Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

2 – Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm>

3 – Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>

4 – Queda de balão e vandalismo estão entre os motivos de incêndios florestais em SP. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orgaos-governamentais/secretaria-de-infraestrutura-e-meio-ambiente/queda-de-balao-e-vandalismo-estao-entre-os-motivos-de-incendios-florestais-em-sp/>. Acesso em: 05 set. 2021.

5 – Incêndios Florestais. Disponível em: <https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cortafogo/> .Acesso em: 05 set. 2021.6 – Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://combateaodesmatamento.mma.gov.br/>

Comitê de Sustentabilidade Grupo EP

Rodrigo Constant

Karina Oliveira

Adriana Cavalcante

Ana Lima

Beatriz Lima Miguel

Matheus Tsuchiya

14 ago 2021

Banner do post Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial 2021
A busca pelo cuidado e a preservação do nosso meio ambiente precisa ser encarado como um único objetivo pela sociedade, pois nele está a nossa existência. Os impactos ambientais ocasionados pela ação antrópica e poluição industrial, podem gerar  deterioramento dos elementos terrestres, como ar, água e solo; escassez dos recursos naturais e a destruição dos ecossistemas.

08 jun 2021

Banner do post dos riscos da crise h[idrica
A seca que atravessamos gerou os menores volumes de chuva em 91 anos e levou ao governo a emitir na semana passada um alerta de risco hídrico.

Efeitos de mudanças climáticas

É a primeira vez na história que isso acontece. 20 anos após a histórica crise hídrica de 2001 que minou as pretensões do Fernando Henrique em emplacar José Serra na presidência, voltamos a sofrer com um dos efeitos da mudança climática que tende a se repetir cada vez mais.

Site seguro
Chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?