08 jun 2021

Banner do post dos riscos da crise h[idrica
A seca que atravessamos gerou os menores volumes de chuva em 91 anos e levou ao governo a emitir na semana passada um alerta de risco hídrico.

Efeitos de mudanças climáticas

É a primeira vez na história que isso acontece. 20 anos após a histórica crise hídrica de 2001 que minou as pretensões do Fernando Henrique em emplacar José Serra na presidência, voltamos a sofrer com um dos efeitos da mudança climática que tende a se repetir cada vez mais.

02 mar 2021

água para consumo humano
O aumento das atividades industriais, agricultura e lançamento indiscriminado de poluentes industriais, domésticos e emergentes estão contaminando a água para consumo humano.

Uma das principais evidências da degradação do sistema aquático pela presença de poluentes é o aumento do processo de eutrofização. A eutrofização é um processo de enriquecimento dos sistemas aquáticos pela grande quantidade de nutrientes, principalmente o nitrogênio e fósforo que favorece a propagação e florações de cianobactérias.

21 jan 2021

banner do post monitoramento de bactérias no blog EP

A água é um dos elementos mais importantes para a sobrevivência dos seres vivos. Além disso, ela pode ser um meio de transmissão de muitas doenças, entre elas, doenças causadas por bactérias. Surtos de doenças transmitidas por esta bactéria podem levar a uma série de complicações para os seres humanos e animais. De fato, um agravante para estas doenças é a realização de um controle de qualidade inadequado das águas recreacionais, como o monitoramento de bactérias patogênicas, tais como o Staphylococcus aureus (Shibuya, 2016).

21 dez 2020

Panorama

Para compreender o reuso de efluente industrial, deve se considerar que o reuso de água na história humana já existe por bastante tempo, há evidências de utilização do efluente doméstico pelas civilizações pré-históricas para irrigação desde a era do bronze como por exemplo na Mesopotâmia, Vale do Indo e Minoica.

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo classifica o reuso em dois tipos: direto planejado e indireto planejado. No primeiro, a utilização do efluente tratado ocorre diretamente em uma aplicação fim (p.e. irrigação, abatimento de poeira, torres de resfriamento, caldeiras e assim por diante), e o reuso indireto planejado, onde ocorre o planejamento do descarte do efluente tratado no corpo receptor sendo captado a jusante, sem comprometer os requisitos de qualidade exigidos. 

22 out 2020

STEP – Solução digital que incorpora software e Big Data
Transparência e controle em tempo real de sistemas de tratamento de água, efluentes e reuso de água, tudo na palma da sua mão.

A Terceirização Operacional de Sistemas de Tratamento de Água, Efluentes e Produção de Água de Reuso é um dos serviços que a EP Engenharia mais se destaca no mercado industrial brasileiro. 

Site seguro
Chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?