26 jun 2020

Estudo de Caso – Petrobrás

O Grupo EP foi contratado em 2012 para execução do startup da Estação de Tratamento e Reuso de Água (ETRA) do CENPES, desde então somos os responsáveis pelas operações através de nossa capacitada equipe da EP Engenheira divisão Operações.

ESCOPO DE FORNECIMENTO:

Nossos serviços compreendem a operação (EP Engenharia do Processo) dos diversos sistemas de tratamento de efluentes industriais e sanitários, a manutenção de todos os equipamentos e estruturas, o fornecimento de químicos (EP Química) e consumíveis (EP Equipamentos) dos sistemas e finalizando com o monitoramento analítico de processo (EP Analítica).

Colocamos à disposição de nosso cliente nossa solução 360°, que trouxe grande economia e agilidade em toda a cadeia de fornecimento com grande foco no resultado final que é ter o efluente tratado dentro dos padrões legais, além de gerar água de reuso com alta qualidade para uso industrial do complexo de laboratórios.

A ETRA:

Todos os efluentes gerados no Complexo são encaminhados para a ETRA, sendo eles efluentes industriais com altas cargas de óleos e graxas, metais pesados e sólidos suspensos e efluentes sanitários. Soluções com alta tecnologia embutida são utilizadas nas etapas de tratamento que seguem.

A correntes são segregadas logo no início e o efluente industrial passa por processos de separação física de óleo livre seguida por tratamento físico-químico por flotação por Ar Dissolvido com polimento final em filtros de casca de nozes.

O efluente clarificado do Industrial, ainda com alta carga orgânica dissolvida, junta-se ao efluente doméstico e adentram o processo biológico de tratamento com membranas de MBR.

O processo final de tratamento ocorre através do emprego da tecnologia de Osmose Reversa para desmineralização da água tratada e enquadramentos dos parâmetros para utilização em torres de resfriamento.

RESULTADOS:

Com a operação ininterrupta da ETRA desde 2012 até hoje, chegamos ao patamar de produção acumulada de 1,6 bilhões de litros de água de reuso. Água essa que é utilizada em diversos processos com fins não potáveis, evitando assim o descarte desse efluente no meio ambiente e permitindo o uso racional da água. Além disso, preserva-se ainda a captação deste volume de água dos mananciais ou da rede pública de abastecimento – CEDAE, priorizando desta forma a disponibilidade de água potável para a sociedade.

CONCLUSÃO:

Através da longa parceria construída entre o Grupo EP e seu cliente e do incansável trabalho para manter a ETRA funcionando em plena carga, são inúmeros os benefícios ambientais alcançados além da atrativa solução econômica atingida para a Companhia.

O volume totalizado de água de reuso produzida até hoje equivale a aproximadamente 96 milhões de reais poupados na conta de água do Complexo.

Este é mais um projeto fruto do trabalho conjunto entre o GRUPO EP e o Cliente (Petrobras), sendo uma referência técnica e operacional pioneira na utilização de serviços e tecnologias em prol do reuso de água.

Com grande orgulho reafirmamos nossa missão de contribuir com as empresas parceiras a atingirem altos níveis de performance sempre mirando a sustentabilidade de suas atividades, a cooperação com o meio ambiente e com a sociedade e a otimização dos recursos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site seguro
×

Olá!

Clique para falar com um de nossos representantes via Whatsapp ( Clique Aqui ) ou se preferir solicite um Orçamento Online (Clicando Aqui)

× Como posso te ajudar?