12 fev 2021

Garantia da validade dos resultados na etapa de amostragem

A nova revisão da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 passa a considerar a amostragem como um componente do conjunto de atividades do laboratório junto com os ensaios analíticos, ou seja, a etapa de amostragem precisa atender a diversos itens, incluindo os requisitos de garantia de validade dos resultados, descritos no item 7.7 da norma em questão.

A NIT-DICLA-057 estabelece alguns critérios a ser seguidos por laboratórios que são acreditados ou candidatos a acreditação. Além disso, ela é um dos principais critérios se referir ao controle de qualidade através da realização de amostras controle feitas com o objetivo de garantir a validade dos resultados a partir da amostragem. 

A EP Analítica é acreditada em amostragem pela ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 em instalações permanentes ou de clientes desde 2012 e realiza os controles de qualidade descritos na NIT-DICLA-057 a fim de identificar, medir e controlar possíveis fontes de desvios que podem ocorrer durante a coleta das amostras.

Os principais controles realizados durante o processo de amostragem são: branco de campo, branco de viagem, branco de equipamento, entre outros. Para avaliar a precisão, o laboratório realiza o controle chamado duplicata de campo. Já a avaliação de exatidão pode ser verificada por meio da realização de amostra fortificada, duplicata fortificada ou branco fortificado.

O nosso laboratório possui uma equipe capacitada para realizar serviços de amostragem de acordo com os critérios estabelecidos pela ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, NIT-DICLA-057, além de utilizar metodologias reconhecidas internacionalmente conferindo ao laboratório a capacidade de gerar resultados assertivos e confiáveis

Referências:

Inmetro

Grupo EP – Karina C. de Oliveira

One thought on “Garantia da validade dos resultados na etapa de amostragem”

Comments are closed.

Site seguro
Chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?