Membrane Bio Reactor (MBR)

Membrane Bio Reactor (MBR) é um método de tratamento biológico de crescimento em suspensão usando em tratamento de lodo ativado, com equipamento de filtração por membrana, tipicamente membranas de microfiltração a baixa pressão ou de ultrafiltração para fazer a separação entre sólidos e líquidos.

Nas instalações de lodos ativados, é comum a utilização de clarificadores secundários e terciários juntamente com a filtração terciária.

Tipos de Sistemas MBR

Os dois tipos gerais de sistemas MBR são sistemas acionados por vácuo (ou por gravidade) e sistemas acionados por pressão. Os sistemas a vácuo ou por gravidade são imersos e normalmente exigem membranas de fibra oca ou de folha plana instaladas ou nos biorreatores ou em um subsequente tanque de membrana. Os sistemas acionados por pressão são sistemas de cartucho em tubo localizados externamente ao bioreactor.

Os Sistemas MBR são unidades de membrana completa e integrada (subsistemas) com componentes permitindo que o processo funcione como desejado. Um sistema MBR é muitas vezes composto por dez ou onze subsistemas e inclui a triagem fina, a zona de membranas e normalmente seguido por algum tipo de processo pós-desinfecção.

Tratamento Biológico

MBRs se denominam como a etapa inicial de um processo biológico em que os micróbios são utilizados para degradar poluentes que são depois filtrados por uma série de membranas (ou elementos de membrana) submersos. As membranas individuais são alojadas em unidades conhecidas como módulos, cassetes, ou racks e uma série combinada destes módulos é referida como uma unidade de membrana de trabalho. O ar é introduzido através de difusores integrais para esfregar continuamente as superfícies das membranas durante a filtração, facilitar a mistura e, em alguns casos, contribuir com oxigénio para o processo biológico.

Benefícios:

  • Capaz de atingir requisitos rigorosos de qualidade de água
  • Flexibilidade de configuração e expansão
  • Reduz desperdício de água
Site seguro
Chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?