Microfiltração – Tratamento de Água e Efluentes

A microfiltração é um processo físico de filtração onde um fluido contaminado é passado através de uma membrana especial do tamanho de poros para separar microrganismos e partículas em suspensão do líquido do processo.

O uso mais proeminente de membranas de microfiltração é no tratamento de águas e efluentes, nas quais as membranas são um passo fundamental na desinfecção primária do fluxo de água de captação. A utilização de membranas MF apresenta um meio físico de separação (uma barreira) em oposição a uma alternativa química. Nesse sentido, tanto a filtração como a desinfecção ocorre numa única etapa, negando o custo adicional da dosagem química e do equipamento correspondente (necessário para o manuseamento e armazenamento).

Do mesmo modo, as membranas MF são utilizadas em efluentes secundários de tratamento de efluentes para remover a turbidez, mas também para fornecer tratamento para desinfecção. Nesta fase, os coagulantes (ferro ou alumínio) podem potencialmente ser adicionados para precipitar espécies como o fósforo e o arsénico, que de outra forma seriam solúveis.

Benefícios:

  • Redução de custos de operação
  • Taxas elevadas de recuperação de água (normalmente até 95%-98%) minimizam o custo por volume de água produzida.
  • Resulta em sistemas compactos com tolerância excepcional para níveis elevados de contaminantes.
Site seguro
Chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?