Sistema de Reuso de Água

O reuso de água é o processo de recuperação de água vinda de fontes com intuito de tratá-la e depois reutilizá-la para fins benéficos tais como agricultura e irrigação, reposição de águas subterrâneas, processos industriais, e restauração ambiental.

sistema-de-reuso-de-agua

A reutilização da água pode fornecer alternativas aos abastecimentos de água existentes e ser utilizada para aumentar a segurança, sustentabilidade e resiliência da água.

reuso-de-agua

Sistemas de reuso de água referem-se a sistemas de água concebidos com o objetivo de reutilizar de forma benéfica um abastecimento de água reciclada, sua utilização trás diversas vantagens para instalações:

  • Reduzir as contas da água;
  • Utilizar menos recursos hídricos;
  • Reduzir a quantidade de poluição que vai para os cursos de água;
  • Economiza despesas em novas infraestruturas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais.

Processos utilizados: Processos Físico-Químicos / Biológicos, Processos Oxidativos Avançados e Remoção dos sais dissolvidos

Processos Físico-Químicos / Biológicos – Desinfecção Química ou Ultravioleta:

Antes de entrar no sistema de distribuição, a água utilizada no processo é desinfectada, assegurando que quaisquer microrganismos causadores de doenças sejam destruídos. O cloro é utilizado porque é um desinfectante muito eficaz, e as concentrações residuais podem ser mantidas para evitar possíveis contaminações microbianas no sistema de distribuição de água.

Processos Oxidativos Avançados:

Os Processos Oxidativos Avançados são processos que dependem da geração de radicais livres, especialmente o radical hidroxila (∙OH), que tem alto poder oxidante e pode promover a degradação de vários compostos poluentes de forma eficiente.

Exemplos de Processos:

  • Ozônio
  • Reagente de Fentom
  • Peróxidos

Remoção dos sais dissolvidos:

Osmose Reversa

Site seguro
Chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?