Ultrafiltração

ultrafiltração é um processo de purificação da água em que a água é forçada a atravessar uma membrana semipermeável. Os sólidos em suspensão e os solutos de alto peso molecular permanecem num dos lados de retenção, enquanto a água e os solutos de baixo peso molecular filtram através da membrana para o lado de permeação.

O sistema de ultrafiltração retém partículas de macromoléculas da ordem de 0,1 µm removendo do seu afluente, sólidos suspensos, bactérias, vírus e elementos com tamanho físico superior a seu limite de permeabilidade, esse rejeitos são concentrados em um fluxo salino que é descartado do processo.

Capaz de produzir qualidade de água estável independentemente da água de nascente, tem uma pegada física compacta, remove 90-100% dos agentes patogénicos, e não requer produtos químicos, exceto para as membranas de limpeza. As membranas utilizadas na ultrafiltração requerem limpeza para evitar a incrustação com sólidos e agentes microbiológicos tais como micróbios e algas. Os contaminantes separados condensados na retenção de UF devem ser eliminados.

Processo de funcionamento

Na ultrafiltração a água ou efluente entra primeiro pelo filtro de disco, que remove os sólidos mais grosseiros, e depois se encaminha para o sistema de ultrafiltração, lá a água de alimentação entra em sua extremidade inferior em um rack onde estão conectados os módulos de ultrafiltração que são compostos internamente de um conjunto de fibras capilares dispostas longitudinalmente entre suas cabeceiras, a água ali inserida por influência de uma pressão de fora para dentro, com alimentação controlada em no máximo 5,0 bar atravessa a porosidade das fibras capilares com dimensão de 0,08 micras e converge para as extremidades dos módulos onde são recolhidas como filtrado e é direcionado ao reservatório de água ultrafiltrada e adequada para alimentar outros e as limpezas da ultrafiltração. O concentrado resultante dessa filtração se acumula no interior dos módulos e são periodicamente rejeitados pela extremidade oposta da alimentação.

Esse rejeito fica retido dentro do módulo até que seja acionado o ciclo de limpeza com ar do soprador (Air Scour), o fluxo segue de forma contínua por alguns minutos (a depender da programação/vazão), após esse período a válvula de alimentação da UF e válvula de saída de permeado é fechada; e a válvula de saída de rejeito é aberta para permitir a passagem do ar que irá encaminhar a sujeira retida pelas membranas para a fora do módulo, essa limpeza com ar ocorre por poucos minutos. A varredura de ar realizada para a limpeza dos módulos durante outros poucos minutos no final de cada ciclo de filtração deverá ser realizada por um compresso.

A água ultrafiltrada tem vários benefícios, incluindo:

A UF fornecida pela EP pode ser alocada de duas formas: fixo e móvel

Os sistemas de UF fixo são fornecidos como sistemas de pré-tratamento para purificação de água ou reuso de efluentes sendo para indústrias ou saneamento, o sistema móvel é fornecido em um container do tipo marítimo com 12 metros, lá será dispostos o filtro disco, em material polimérico e com 100 micras, o soprador, com pressão de 0,7 bar, sistema de limpeza, e o equipamento de ultrafiltração. Pode ser projetado para vazões que vão de 2m³/h até 100 m³/h. Para os sistemas fixos não há limite de vazões.