Estação de Tratamento de Água 150M³/H para Indústria de Café
-
Vazão:
150m³/h -
Tecnologias:
Flotador de Ar Dissolvido (FAD), Reator Anaeróbio -
Setor:
Indústria de café solúvel
A qualidade da água desempenha um papel fundamental na produção de café solúvel. A água é um dos principais ingredientes utilizados nesse processo, representando uma percentagem significativa no produto final, por isso a água deve atender a certos critérios para evitar interferências no sabor, aroma e aparência do café.
O Grupo EP, através de sua unidade de Negócio , EP Engenharia, foi contratado para desenvolver o projeto e executar a implantação de uma Estação de Tratamento de água para atendimento da vazão de 150m³/h no contrato “Turn-key”(chave na mão, estação fornecida direto ao cliente) para indústria de café solúvel.
- Desafio do projeto:
O tratamento de água de poço profundo apresenta desafios específicos devido às características dessa fonte, a água pode apresentar dureza significativa, devido à presença de minerais como cálcio e magnésio, ela pode conter contaminantes naturais, como minerais eliminados (ferro, manganês) e compostos químicos externos. Para este projeto, o Grupo EP teve o desafio de aplicar sua expertise e know-how dimensionando um sistema de tratamento de água completo onde fosse possível através da água bruta gerar 6 tipos de águas com finalidades diferentes, desde a geração de água potável a água totalmente desmineralizada e esterilizada (através do sistema UV – ultravioleta).
Iniciando o processo com a captação da água bruta, após passar por processos de tratamento os 6 tipos de águas gerados, são:
- Água potável – Destinada para consumo humano
- Água industrial – Destinada para processos
- Água abrandada – Destinada para caldeiras e afins
- Água desmineralizada por sistema de Osmose reversa
- Água de reuso (Recuperação de 85% do rejeito total)
- Processos Empregados:
Filtros de areia Bifluxo – Etapa de remoção de partículas sólidas suspensas
Projetado para remover partículas sólidas suspensas e impurezas da água. O funcionamento básico de um filtro de areia bifluxo consiste em passar a água através de um leito de areia granular, onde ocorre a retenção das partículas suspensas. A água é forçada a atravessar o leito de areia de cima para baixo, e também de baixo para cima, criando um fluxo bifluxo. Isso ajuda a promover uma melhor remoção de impurezas e evita a compactação do leito de areia.
Abrandador – Etapa de remoção de dureza da água bruta
Projetado para remoção de dureza da água bruta
A remoção de cálcio e magnésio, que são os principais responsáveis pela dureza da água, é realizada através de resina cátion.
Microfiltração – Etapa de filtração
Projetado para realizar o processo de separação física usado para remover partículas sólidas e microorganismos. Neste projeto foi implantada a tecnologia “high flow” que consiste no fornecimento de uma microfiltração substituindo os filtros manga (tecido) por um filtro de polipropileno com alto grau de filtragem e maior vida útil.
3 Skids de Osmose reversa – Etapa de geração de água Desmineralizada e Recuperação de 85% do rejeito dos skids de osmose de todos os processos.
Projetado para remoção de sais dissolvidos, gerando água com baixa condutividade e alta qualidade.
O processo funciona da seguinte forma, através de uma bomba de alta pressão a água é forçada a passar através de uma membrana semipermeável com uma pressão maior que a osmótica com taxa de filtração de 99,6%. Utilizada para a reutilização, a osmose reversa é eficiente para produzir água de reuso de alta qualidade
Sistema UV – Etapa de Desinfecção
Projeto para uma etapa de desinfecção, a luz ultravioleta é usada para inativar microorganismos presentes na água, como vírus, bactérias, algas e protozoários. A radiação UV exclusiva por lâmpadas especiais de UV-C tem propriedades germicidas que produziram o material genético dos microrganismos, impedindo sua reprodução.