Aplicação do Teste de SDI na Operação de Sistema de Osmose Reversa

A escassez de água é um problema iminente em muitas regiões brasileiras, configurando o reuso de água como um grande aliado na sustentabilidade do negócio de muitas empresas. Os sistemas de Osmose Reversa (OR), também conhecida por Osmose Inversa, são capazes de purificar água através da retirada de sais dissolvidos a partir de membranas semipermeáveis, com uma produção de água de baixa salinidade em torno de 75% em relação a água de entrada.

O desafio em operar sistemas de OR encontra-se na capacidade de produzir água de baixa salinidade com uma intervenção mínima possível com paradas para limpezas químicas periódicas, quando sua vazão diminui, o diferencial de pressão aumenta e/ou a rejeição de sais diminui. Normalmente, as intervenções ocorrem devido a característica da própria água de alimentação do sistema de OR, podendo estar associada a uma necessidade de pré-tratamento ou a um pré-tratamento ineficiente. Em campo, algumas análises devem ser realizadas para o acompanhamento do equipamento, entre elas o SDI.

O SDI (Silt Density Index) é um teste recomendado a ser realizado diretamente em campo na água de alimentação, em função da variação de incrustação de uma membrana de microfiltração em uma pressão constante durante o tempo necessário para filtrar o volume definido pelo protocolo analítico padronizado. Abaixo segue o esquemático da figura 1:

Após estabilizar a pressão em 2,1 bar (30 psi), inicia-se o teste coletando volumes de 500 mL em diferentes tempos, inicial e final, e aplicando a fórmula abaixo do SDI, consegue-se o resultado que é interpretado segundo a tabela abaixo.

Para o cálculo do SDI é utilizado o seguinte formula:

SDI =100*(1-Ti/Tf)/T

No qual: 

Ti =  Tempo necessário para atingir 500 ml.

Tf =  Tempo necessário para atingir 500 ml após filtração de 15 minutos.

T  =  Tempo total do teste.

O resultado obtido é interpretado nesta tabela 1, favorecendo a uma tomada de ação imediata, levando em consideração a necessidade da melhoria contínua do processo com o objetivo da alta produtividade.