A implantação de ETE para setor automotivo é uma solução fundamental para indústrias que buscam eficiência hídrica e conformidade ambiental. Além disso, torna-se cada vez mais relevante um projeto e construção de estação de tratamento que atenda as exigências regulatórias e da crescente pressão por práticas sustentáveis.
Nesse contexto, a SCANIA, líder global da indústria de veículos pesados, enfrentava um desafio comum a muitas indústrias: o alto consumo de água e a necessidade de tratar e reaproveitar efluentes industriais e sanitários. A solução ideal deveria não apenas reduzir o uso de água potável, mas também gerar água de reúso com qualidade suficiente para alimentar o sistema de resfriamento da fábrica.
Solução EP
Para atender a essa demanda, neste projeto de implantação de ETE para setor automotivo, a Scania escolheu a EP Engenharia para entregar uma solução completa através de um contrato turnkey, cuidando desde o fornecimento de tecnologia até a montagem eletromecânica, automação e operação da nova Estação de Tratamento e Reuso de Efluentes (ETE 3). Além disso, o projeto foi customizado para tratar uma vazão de 15 m³/h, garantindo eficiência e sustentabilidade nos processos da SCANIA.
Para garantir esses resultados, e atender aos requisitos de qualidade da água de reúso, o sistema de tratamento incluiu:
- Remoção de sólidos com peneira rotativa.
- Tanques de equalização e zona anóxica para remover nitrogênio.
- Tratamento biológico por MBR (Membrane Bioreactor), uma tecnologia de ponta para depuração.
- Etapa terciária com filtros de carvão ativado e osmose reversa para garantir água de reúso de baixa salinidade e alta qualidade.
Resultados obtidos com a implantação da ETE:
Como resultado da solução implementada:
- Reuso de 80% dos efluentes industriais e sanitários, retornando ao processo fabril como água de resfriamento.
- Além disso, com o projeto a prefeitura da cidade conseguiu reutilizar o rejeito salino para a lavagem de ruas, promovendo sustentabilidade e responsabilidade social.
- Consequentemente, houve redução significativa do consumo de água potável, elevando a eficiência hídrica da operação.
Por que a SCANIA escolheu o Grupo EP?
A experiência do Grupo EP em implantação de ETE para setor automotivo foi um dos fatores decisivos para a escolha da Scania. Além disso, a capacidade de entregar soluções completas e integradas reforçou a confiabilidade do projeto. Dessa forma, a EP Engenharia garantiu eficiência operacional, conformidade ambiental e retorno sobre o investimento por meio de um projeto totalmente customizado. Sobretudo, pela integração entre tecnologia, operação e engenharia aplicada.
Serviços Prestados:
O sistema foi estruturado em etapas complementares, desde o pré-tratamento até o polimento final da água, incluindo:
- Fornecimento de tecnologia avançada para tratamento de efluentes.
- Montagem eletromecânica de toda a planta de tratamento.
- Automação dos processos, assegurando máxima eficiência.
- Operação da ETE, garantindo desempenho contínuo e sustentável.
Benefícios do Projeto:
Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Economia de água: 80% do efluente da fábrica é convertido em água de reúso.
- Sustentabilidade: O rejeito salino é reaproveitado, reforçando o compromisso ambiental.
- Eficiência operativa: A automação e a tecnologia aplicada garantem um tratamento de alta performance e confiabilidade.
Dessa forma, ao implementar essa ETE, a SCANIA não apenas otimizou seu consumo de água, mas também elevou seus padrões de sustentabilidade e eficiência. O Grupo EP, portanto, foi um parceiro estratégico na entrega de uma solução que atende tanto às necessidades operacionais quanto às exigências ambientais, solidificando seu compromisso com a inovação e o meio ambiente.
Implantação de ETE para o setor automotivo:
A EP Engenharia é referência em estudos de tratabilidade, operação e implantação de ETE para o setor automotivo, confira outros cases:
- Honda - Estudo de tratabilidade de efluentes industriais com alta carga de DQO e óleos e graxas
- EP leva excelência no tratamento de efluentes para grande empresa da indústria automobilística
- Implantação de ETE para Reciclagem de Efluentes Industriais e Sanitários em Indústria de Autopartes
Se a sua empresa também está buscando soluções sustentáveis para o tratamento de efluentes, entre em contato e descubra como podemos ajudar a sua empresa a alcançar resultados eficientes e sustentáveis.