Estações

Desmineralização

Desmineralização

A desmineralização é o processo de extração de minerais, íons e metais pesados contidos na água, geralmente realizada através de equipamentos de osmose reversa ou troca iônica.

A EP é uma empresa de tratamento de água que exerce um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na busca por soluções para a gestão do seu negócio, são mais de 50 anos atuando com muita dedicação e multiplicando resultados.

O resultado do processo de desmineralização é chamado de água deionizada, ou seja, uma água quimicamente pura, livre de sais dissolvidos e outros minerais indesejáveis, contudo pode ser pobre em minerais essenciais como cálcio e magnésio e pode ser corrosiva para os metais devido à ausência de minerais.

A água deionizada é geralmente utilizada em aplicações onde é necessária a pureza da água, como em laboratórios, indústrias farmacêuticas na produção de água ultra pura (WFI), alimentícias (água para uso em produção), clinicas e hospitais que realizam hemodiálise, turbinas de geração de energia, caldeiras de alta pressão, torres de resfriamento, água de lavagem de industriais que realizam o processo de pintura nas superfícies como latas, automóveis e sistemas de reuso.

Métodos de desmineralização:

Existem dois tipos principais de desmineralização da água: a desmineralização química e a desmineralização física.

A química é realizada através de processos químicos, como a troca iônica (Abrandamento e Leito Misto) e a eletrólise. O processo de troca iônica utiliza resinas para trocar os íons presentes na água por íons de hidrogênio ou hidróxido, enquanto a eletrólise utiliza a corrente elétrica para separar os sais dissolvidos na água.

A física é realizada através de processos físicos, como a osmose reversa e a destilação. A osmose reversa utiliza uma membrana semipermeável para separar os sais sólidos da água, enquanto a destilação utiliza o princípio da diferença de pontos de ebulição para separar a água de seus sais sólidos.

Benefícios