25 set 2020

Padrão microbiológico de potabilidade em água para consumo humano

O monitoramento e a garantia que a água potável atenda ao padrão de potabilidade adequado para consumo humano deve ser avaliada de acordo com a Resolução SS 65 do Estado de São Paulo (São Paulo, 2016) e  com a Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5/2017 (Brasil, 2017) a fim de prevenir doenças transmitidas pela água. Esta  resolução também estabelece a competência e procedimentos relacionados ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano.

A resolução SS 65/2016 informa que todo o empreendimento que faça uso de um sistema de abastecimento de água para uso coletivo proveniente de um sistema de abastecimento de água deve ser controlado e monitorado para atender o padrão de potabilidade da água. Este sistema de abastecimento para uso coletivo são fontes, poços comunitários, distribuição de veículos transportadores, instalações condominiais horizontais e verticais, estabelecimentos comerciais, indústrias, prestadores de serviços e  espaços destinados ao lazer. A EP Analítica conta com uma equipe capacitada para realizar serviços de amostragem e análises de água potável em diversos pontos de consumo e, assim, garantir o cumprimento da legislação. 

Os recipientes onde se armazenam a água potável merecem um destaque. O uso de filtros domésticos ou comerciais, como os bebedouros, são importantes meios para garantir a qualidade da água potável. No entanto, as impurezas presentes no ambiente ou as sujidades provenientes da ação humana podem afetar a qualidade da água consumida. Em relação aos contaminantes, as análises microbiológicas mais indicadas para monitorar a qualidade da água dos filtros domésticos e bebedouros são: Escherichia coli, as cianotoxinas microcistina e saxitoxina e o monitoramento das cianobactérias. Além disso, a presença destes micro-organismos e cianotoxinas na água potável indicam a falta de manutenção dos filtros domésticos e bebedouros conforme a indicação dos fabricantes.

Um experimento foi realizado com análises microbiológicas em amostras de água de filtros domésticos com 2 meses sem manutenção, sem limpeza e sem trocas semanais de água. Neste experimento, os resultados das análises indicaram a presença de coliformes totais e a presença da cianobactéria do gênero Microcoleus. No entanto, os valores encontrados do parâmetros de bactérias heterotróficas, Escherichia coli, microcistina e saxitoxina foram abaixo dos valores máximos permitidos pelo Anexo 10 da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5/2017, conforme estabelecido pela resolução SS 65 de 2016. Além disso, o padrão de potabilidade da água provenientes de filtros domésticos e bebedouros também  contempla os ensaios de compostos orgânicos e inorgânicos.

Os laboratórios de análise de água da EP Analítica possuem mais de 10 anos de experiência na realização de serviços de amostragem e análises com acreditação pela ABNT NBR ISO/IEC 17025 pela CGCRE em diversas indústrias, condomínios residenciais, hospitais, hotéis e prestadores de serviços. O laboratório de análises da EP Analítica possui acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 pela CGCRE atende tanto a Resolução SS 65/2016 quanto a Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde, bem como outras legislações ambientais que se referem a análises de águas, de efluentes, de solo e de resíduos.  

Referências:

SÃO PAULO (Estado). Resolução SS 65 de 02 de Agosto de 2016. Disponível em: https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/formularios/Resolu%C3%A7% C3%A3o%20SS%2065%20de%202016.pdf. Acesso em: 12 de setembro de 2020.

BRASIL. Portaria de Consolidação nº 5. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr4/dados-da-atuacao/projetos/qualidade-da-agua/legislacao/portarias/portaria-de -consolidacao-no-5-de-28-de-setembro-de-2017-1/view. Acesso em: 12 de setembro de 2020.

Karen F. O Garcia

Karina C. Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site seguro
×

Olá!

Clique para falar com um de nossos representantes via Whatsapp ( Clique Aqui ) ou se preferir solicite um Orçamento Online (Clicando Aqui)

× Como posso te ajudar?