Os efluentes gerados em uma planta automotiva, por exemplo a da indústria automobilística, sempre são motivos de preocupação por apresentarem substâncias como óleos e graxas, surfactantes, além de metais como zinco, boro e entre outros.

Neste contexto, outra pressão que as indústrias vêm sofrendo é pelo encarecimento nas tarifas de serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto, que sofreram reajustes no último ano de 12,82% chegando a mais R$ 50,00 por m³.

A EP Engenharia do Processo através de sua expertise, oferece para nossos clientes soluções de reuso utilizando tecnologias de ponta do mercado, como sistemas de membranas em biorreatores (MBR) e dessalinização por osmose reversa. Abaixo segue um fluxograma de processo aplicado para este cliente.

Fkuxograma Tratamento de efluente descarte zero

Como resultado, o primeiro impacto foi financeiro, onde dos 100% dos efluentes gerados na fábrica, cerca de 87% retornam para a indústria como água de reuso e os 13% restantes, são doados para limpeza e umectação de vias. Assim, a expectativa é que se economize num prazo de 12 meses mais de R$ 4.800,000,00 retornando o investimento em menos de 2 anos.

Confira os outros diversos processos e sistemas que a EP Engenharia realiza em nossas páginas de produtos e serviços, saiba mais sobre outros sistemas de tratamento, e outros destaques do Grupo EP em nosso blog!